terça-feira, 8 de maio de 2012

CONCEPÇÕES DE SOCIALISMOS




  Como conceber a sociedade de interesse dos trabalhadores, desafio que os próprios trabalhadores devem buscar entender e lutar para melhorar as condições de vida. 
             Essas concepções de socialismo não aparecem do nada o conhecimento deve ser perseguido, uma busca incessante. Aprender com os erros dos que já tentaram a superação com sabedoria e inteligência.
   “A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza.” (PAULO FREIRE, 1996, p. 31).
     De concreto temos a crítica, parece pouco, mas a partir dela, existem possibilidades de avançar. Sem a crítica não vamos a lugar nenhum, mas só com a crítica também não se tem muita coisa.
    A práxis é o que possibilita novas concepções de sociedade e o que perseguimos é a sociedade socialista, para tanto é preciso abraçar a pedagogia crítica.
    Abarcando essas três questões: crítica, teoria e prática (práxis) podem passar para a quarta questão observando a realidade e a conjuntura. O que um trabalho pedagógico crítico revoluciona a sociedade de fato¿
   A centralidade na classe trabalhadora permite-nos avançar em rumo a uma sociedade justa, humana e mais civilizatória da que vivemos. A cientificidade uma vez aplicada a partir das necessidades.
  Quais concepções de socialismo precisaram ter para alcançar o objetivo da classe trabalhadora, para obter uma vida digna e justa dentro dos conceitos de justiça da classe trabalhadora¿
  A mobilização da classe trabalhadora para emergir outro mundo possível tem seus contratempos e dificuldades. Devemos entender a realidade que vivemos e o papel que exercem cada instituição.
  A mobilização da classe trabalhadora a partir das ferramentas de transformação sindical, populares e partidária é um desafio instigante, mas é preciso conhecimento e esforço coletivo para construir relações sociais que estruturem o novo.
    Esse novo precisa ser debatido profundamente entre anarquistas, socialistas e comunistas. Mesmo que o caminho possa diferenciar um pouco de como se chega à sociedade da classe trabalhadora, precisamos confiar em grupos de debate permanentes.
   Organizar grupos de debates permanentes que avancem na práxis revolucionária é útil e necessário, bem como travar a guerra de movimento com os conservadores mostrando a eles que existem reacionários que impedem a classe trabalhadora de viver melhor.
   Nesse sentido de viver melhor a religião abre espaço para o dialogo em se ter vida e em abundância ou seja aliar aos projetos de vida e não aos projetos de morte com financiamentos dos movimentos sociais e eleições partidárias. 
   O ditado popular de que os inteligentes sofrem por aprenderem com seus próprios erros e os sábios são aqueles que aprendem com os erros dos outros, oxalá que sejamos sábios em conseguir errar menos possível.
   
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário