quinta-feira, 10 de maio de 2012

CDU de Merkel ganha eleições em Schleswig-Holstein, mas esquerda com mais mandatos




Os democratas-cristãos (CDU) da chanceler alemã Angela Merkel venceram hoje as eleições em Schleswig Holstein, com escassa vantagem sobre os sociais-democratas do SPD, mas a esquerda poderá ter maioria absoluta para formar o futuro executivo regional.

A CDU obteve 30,5 por cento dos votos, o SPD 29,5 por cento, os Verdes 14 por cento e os Liberais do FDP, parceiros da CDU no atual governo em Kiel, 8,5 por cento, segundo uma primeira projeção da televisão pública ARD logo após o encerramento das urnas de voto, às 18:00 locais (17:00 de Lisboa).
O Partido dos Piratas, que apresentou candidatos pela segunda vez neste `land`, obteve, ainda segundo a ARD, oito por cento, mais 6,2 pontos percentuais do que em 2009, e elegerá, pela primeira vez, deputados nesta região no extremo norte do país, depois dos sucessos averbados em Berlim e no Sarre.
Já os neocomunistas do Die Linke caíram para 2,5 por cento, depois de terem entrado pela primeira vez no hemiciclo regional, em 2009, com seis por cento dos votos, o que significa que perderão todos os mandatos.
A confirmarem-se estes resultados, o fiel da balança será a Associação de Eleitores do Sul de Schleswig (SSW), partido da minoria dinamarquesa, que somou 4,5 por cento e anunciou, durante a campanha eleitoral, que apoiaria um executivo formado pelo SPD e pelos Verdes.
O SSW aceitou também participar no próximo governo deste `land` e, se tal suceder, será a primeira vez que uma minoria étnica estará representada num governo da Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário