domingo, 24 de janeiro de 2010

PSOL decide lançar candidatura própria

A Executiva Nacional do PSOL decidiu nesta quinta-feira encerrar as conversas com o PV sobre um eventual apoio à candidatura de Marina Silva à Presidência da República. A decisão partiu da resolução recente do Diretório Nacional do partido que havia definido critérios para uma possível coligação com o PV. Entre eles, a necessidade de independência política da candidatura Marina e disposição de enfrentar a polarização conservadora entre PT e PSDB. Para isso, além de uma linha geral à esquerda, a proposta apresentada estabelecia candidaturas nos estados não alinhadas a nenhum dos blocos que fazem parte tanto do governo como da oposição de direita. Com a decisão do PV de se coligar no estado do Rio de Janeiro com o PSDB as possibilidades de um acordo, que já eram consideradas difíceis, tornaram-se inviáveis, uma vez que essa decisão expressa uma política deliberada de não enfrentar a polarização conservadora no plano nacional.
Encerradas as conversas com o PV, o PSOL se concentra agora no processo de construção e decisão sobre sua candidatura própria. O partido deve seguir nas conversações com o PSTU e o PCB e com setores dos movimentos sociais e da intelectualidade dispostos a construir uma alternativa de esquerda para as eleições de 2010.
Além disso, a Executiva deliberou por um calendário de debates entre os pré-candidatos a presidente em todas as regiões do país.
A Executiva deliberou também pela convocação de uma Conferência Eleitoral Nacional para os dias 10 e 11 de abril de 2010, com debates preparatórios desde os núcleos de base e diretórios municipais, passando por etapas estaduais.
Até o momento três pré-candidaturas a presidente foram apresentadas, a do ex.deputado federal Plínio Arruda Sampaio, a do ex. deputado federal Babá e a do presidente do PSOL de Goiás, Martiniano Cavalcante.

Encaminhamos em anexo os documentos produzidos pela Executiva Nacional do PSOL durante sua 15ª Reunião Ordinária, realizada no dia 21 de janeiro de 2010, em Brasília-DF.

Os documentos tratam, na seguinte ordem:

1. Resolução da Executiva Nacional do PSOL sobre o PV;
2. Convocatória da 3ª Conferência Eleitoral do PSOL;
3. Calendário de debates entre os pré-candidatos






--
ANTONIO JACINTO ÍNDIO

(61) 8150-9670
(61) 3041-5877

Acesse:
www.psol.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário